CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2009
 
Melhor do que o esperado
 
CARLOS CORRÊA | de Bento Gonçalves
carlos.correa@correiodopovo.com.br

Para uma primeira amostra, o Grêmio superou as expectativas. Com menos de uma semana de trabalhos na pré-temporada, o time venceu sem qualquer dificuldade o São Paulo, de Bento Gonçalves, por 7 a 1 em um jogo-treino ontem à tarde no Complexo Esportivo do Borgo. A boa impressão deixada vem muito menos do placar e mais do desempenho da equipe em campo. Ao contrário de anos anteriores, dessa vez o time mostrou um bom entrosamento para um período tão pequeno de trabalhos, sem esquecer que o esquema utilizado foi o 4-4-2, novidade em um grupo acostumado a atuar no 3-5-2. 'Para um treinamento, está bom. Em nível competitivo, aí é outra coisa', lembra o técnico Celso Roth.
O jogo-treino serviu para mostrar tanto as novidades táticas do Grêmio como alguns destaques individuais. O 4-4-2, visto em Bento Gonçalves, indica que o time deve apostar – e muito – nas jogadas pelos lados do campo. Tanto Ruy como Fábio Santos apareceram com frequência no ataque (foi do lateral-esquerdo o cruzamento para o primeiro gol, de Souza). 'No ano passado eu não tinha essas opções. Agora tenho', comemora o treinador. Enquanto atuou com os titulares, os destaques ficaram por conta do zagueiro Réver, do lateral Fábio Santos, do meia Souza e do atacante Alex Mineiro. Na segunda etapa, com os reservas, foi a vez de uma boa atuação do garoto Rafael Martins, autor de dois gols.
O Grêmio iniciou com Victor; Ruy, Léo, Réver e Fábio Santos; Diogo, Willian Magrão, Tcheco e Souza; Reinaldo e Alex Mineiro. No segundo tempo, Roth alterou toda a equipe e foi a campo com Matheus (Alessandro), Wellington, Rafael Marques, Héverton e Jadílson; Júlio César (Paulinho), Adílson, Orteman (Mithyuê) e Makelele (Isael); Jonas (Roberson) e Morales (Rafael Martins). Os gols foram marcados por Souza, Alex Mineiro, Reinaldo, Rafael Martins (2), Héverton e Roberson. Sábado haverá mais um jogo-treino, dessa vez contra o Flamengo, de São Valentin. A partida terá a arbitragem de Leonardo Gaciba.
 
MATHES BRUXEL

O atacante Alex Mineiro no seu primeiro jogo-treino pelo Grêmio: jogador deu mais opções para o setor ofensivo e agradou