Hiltor.gif

OS DESFALQUES

O gaúcho Dunga convocou Victor e Nilmar para a Seleção. Tirou do Grêmio o melhor jogador do sistema defensivo, e do Inter, o melhor atacante. Tirou quando o Grêmio está por encarar as fases mais difíceis da Libertadores e o Inter entrou para a semifinal da Copa do Brasil. Leva Victor para ser reserva de luxo. O gaúcho Dunga não desfalcou o Fla. Ibson e Juan, ótimos jogadores, seguirão servindo ao clube no Brasileirão.
O gaúcho Dunga não convocou Victor nem Nilmar quando a Seleção foi passear em Londres, onde o Brasil realizou um amistoso contra a Itália em fevereiro. Os dois já estavam consagrados como os melhores em suas posições no Brasil. Poderia tê-los convocado, pois Grêmio e Inter disputavam o Gauchão. Também poderia tê-los chamado para os jogos contra Equador (março/2009) e Peru (abril/2009) pelas Eliminatórias. O jogo contra o Peru aconteceu em 1º de abril. Sobrou lugar no Beira-Rio. Victor e Nilmar ajudariam a lotar o estádio em Porto Alegre.
O gaúcho Dunga quer Victor e Nilmar servindo o selecionado no dia 1º de junho. Eles só retornam no final do mês. O Inter não terá Nilmar para o segundo jogo contra o Coritiba. Se passar pelo Coritiba, não terá Nilmar para enfrentar Corinthians ou Vasco da Gama no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O Grêmio não terá Victor para o segundo jogo das quartas de final da Libertadores e, se passar, para o primeiro jogo da semifinal, nem em quatro jogos do Brasileiro. Ñilmar não atuará no primeiro jogo da Recopa e em quatro do Brasileiro.
Desde o ano passado, Victor e Nilmar vêm chamando a atenção do Brasil. Quando podia e devia convocá-los, Dunga não o fez. Quando todos pediam por Victor e Nilmar, Dunga disse não. Num momento crucial da vida de Grêmio e Inter, lembra deles. O gaúcho Dunga.
Em tempo. Não esqueci que o lateral Kléber, do Inter, também foi chamado. Na cabeça de Dunga, Kléber joga mais do que Juan.

CRISTIANO ESTRELA
51FOTO1.JPG DECISIVO

Tite errou ao não começar o jogo contra o Flamengo com Andrezinho. Errou novamente ao sacar Rosinei e não promover a entrada de Andrezinho. Acertou na terceira e última chance, já no desespero, ao retirar Sandro e colocar Andrezinho. Errou ao não começar com Andrezinho porque Andrezinho é Andrezão. Já substituiu Alex, D’Alessandro e Guiñazu sem que o torcedor sentisse saudade dos titulares. E olha que os três são ótimos! Foi decisivo em jogos contra o Boca e Gre-Nais. Andrezinho marca, arma e cobra faltas. Sobre o jogo, ainda: teve todos os ingredientes de uma partida inesquecível.

A DECLARAÇÃO

Terça-feira, Couto Pereira. Renê Simões vai para a entrevista coletiva e diz: 'O jogo de volta do Coritiba será em casa, seja contra qual adversário for. Já adianto para vocês isto.' Leio que o diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, denunciará Renê Simões por esta declaração. Renê acertou. Sobre a declaração de Renê, Chaves diria: 'Foi sem querer querendo.'

REPRODUÇÂO / CP
51FOTO2.JPG CAMISETAS

De Marcos Renner Ott: 'Olha essa camiseta do Stuttgart com as já conhecidas ‘anteninhas’ da nossa futura nova camiseta. A empresa de material esportivo faz um modelo e o adapta para os clubes, sai mais barato, claro'. Não ouvi um gremista que gostasse da nova camiseta. Duda Kroeff acha a camisa da Libertadores mais bonita. Eu também.

hiltor@correiodopovo.com.br