CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2003

Monsanto alerta produtores sobre royalties




A Monsanto publicou ontem, em jornais do Estado, comunicado aos produtores o qual afirma que 'o plantio da soja Roundup Ready, de variedade transgênica, continua suspenso por força da decisão do TRF de 8 de setembro de 2003'. A nota foi motivada, conforme a empresa, pelo fato de o plantio de soja começar em poucas semanas no Rio Grande do Sul. No comunicado, a Monsanto afirma que, 'independentemente desse processo de liberação, os agricultores que vierem a plantar a soja Roundup Ready deverão levar em consideração o pagamento pelo uso da tecnologia no momento da comercialização da produção'. A empresa diz ainda que 'continua a esforçar-se para tornar a tecnologia RR disponivel aos produtores rurais tão logo esteja liberada pela Justiça ou pelo Congresso Nacional e espera a decisão do governo federal a respeito da biotecnologia no Brasil.

O presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, afirma que a soja transgênica vem sendo plantada no Estado há mais de cinco anos e que os próprios produtores estão cultivando suas sementes, 'não havendo, portanto, por que pagar royalties a não ser para as sementes compradas diretamente da Monsanto'. O presidente da Comissão de Grãos da Farsul, Jorge Rodrigues, considera 'equivocada' a posição da Monsanto . 'A questão dos transgênicos devem ser discutidas no momento em que estiverem definidas as condições de plantio dos transgênicos, Por enquanto, nossa luta é pela regulamentação.'

Ainda ontem, o governador Germano Rigotto voltou a cobrar solução rápida do governo federal, uma vez que a demora pode prejudicar o RS. 'Essa indefinição do governo está começando a gerar problemas. Precisamos no Estado de uma solução rápida.' O governador salientou que não conseguirá ir a Brasília até sábado, pois viajará à Europa, ficando fora do país por 12 dias. Garantiu, porém, estar em contato direto com o chefe da Casa Civil, José Dirceu, que, espera, 'seja sensível a seu apelo'.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil